Plano De Aula
Escola Paroquial Cristo Rei
1º ano
Cursistas: Fabiana, Katya Cylene, Ir Laudaete, Márcia, Rosinalva, Simone e Shirley.
Curso: Ensinando E Aprendendo Com As Tic - eproinfo
Disciplina: Ciências Sociais e Naturais e Língua Portuguesa
Habilidades:
Ouvir os outros com atenção;
Comentar a história ouvida;
Perceber que a nossa sobrevivência depende da preservação do meio ambiente;
Perceber a relação existente entre os homens e o meio ambiente;
Ler informações contidas em imagens;
Reconhecer a diversidade da flora e fauna brasileira.
Listar atitudes importantes para preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
Gênero textual: narrativo;
Produção de texto por meio de desenho;
Leitura de imagens;
Meio ambiente
Situação Didática:
Apresentar a ilustração da história: “O mundinho” para os alunos do 1º ano através do data-show, estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
Em seguida, ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
Solicitar que os alunos representem através de desenho no pawer point os momentos principais da história (começo, meio e fim);
Listar com ajuda da professora algumas atitudes que devemos ter para preservarmos o nosso meio ambiente;
Recursos Didáticos:
Computador com acesso a internet e editor de textos
Data show
Historia reproduzida em pawer point
Papel chamex
Caderno de produção textual do aluno
Livro de Literatura Infantil: “O mundinho”
Avaliação:
Acontecerá no decorrer da aula através de observação do interesse e participação dos alunos.
Referências:
Sitemática de Matriz e habilidades do IAS
Site: Portal do professor
Livro infantil “O mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Descrição do processo:
Planejar usando recursos tecnológicos é sem duvida mais interessante, pois disponibilizamos de ferramentas que favorecem uma aprendizagem mais significativa, visto que, a visualização de imagens estimula a criatividade e a atenção dos alunos ao tema proposto.
Na execução da nossa aula usamos: Data Show, Máquina digital, Note Book, Microfone e caixa de som.
Depois de todo o processo de planejamento, realizamos a nossa aula com os alunos reunidos em uma sala e com uma conversa inicial sobre a primeira imagem do livro no Data Show, posteriormente realizamos a leitura do livro explorando cada imagem do mesmo. Os alunos compreenderam a história do livro, e conseguiram participar das discussões posteriores narrando o inicio, o meio e o fim do livro e relacionando com situações do cotidiano e muitas vezes citando exemplos.
Tivemos dificuldades em continuar a atividade no Laboratório de Informática da Escola, pois, não tínhamos computadores para todos os alunos, visto que, fazia parte de nosso planejamento a ilustração do livro no Programa Power Point. Portanto tivemos que fazer a ilustração em sala de aula e no caderno de Produção de texto dos alunos.
Durante a realização de nossa aula conseguimos trabalhar além da disciplina de Língua Portuguesa, a temática Meio Ambiente que engloba as Disciplinas de Ciências, história e geografia, denominada no Documento do Ensino Fundamental de Educação de 9 anos como : Ciências Sociais e Naturais.
Aprender é sempre bom, mas criar situações diferentes para que a aprendizagem aconteça é melhor ainda. Foi exatamente isso que aconteceu ao planejarmos e executarmos está aula usando as tecnologias. Espero que tenha sido apenas o começo de muitas aulas envolvendo recursos de multimídia, pois assim os alunos aprendem melhor e participam de forma mais efetiva do processo de ensino aprendizagem.
Chico e a tesoura
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário